Notícias

22/01/2018

Diretora Presidente palestra no Sincovat

A diretora-presidente da Companhia Minuano de Alimentos, Margareth Schacht Herrmann foi a palestrante do mês de janeiro do projeto "Negócios em Pauta", que o Jornal A Hora organiza mensalmente em parceria com o Sincovat. A cada mês, uma cidade do Vale do Taquari é anfitriã do projeto e, em janeiro, Lajeado foi a cidade contemplada.  Em seu 12º encontro, o evento realizado na sede do Sincovat promoveu uma reflexão sobre a necessidade de reinvenção e construção de novos modelos nas organizações através do tema "Quebra de paradigmas para um novo ciclo de negócios".

Margareth apresentou um breve histórico da empresa, que foi fundada em 1946 e hoje conta com cerca de 2,4 mil funcionários. Ela explanou sobre o termo "paradigma" como sendo um padrão que determina como agir em alguma situação. E a quebra de paradigmas é quando uma mudança é colocada em prática, quando novos rumos são tomados a partir de novas formas de agir. Isso envolve o questionamento de conceitos prontos. "A gente não precisa aceitar o formato estabelecido, se temos uma ideia melhor sobre o assunto", afirmou. Segundo ela, o rompimento desses modelos pré-estabelecidos inicia com a identificação de necessidades não atendidas pelos velhos padrões e pela busca por formas de supri-las, dando origem a novos paradigmas que precisam ser aceitos e consolidados pelos envolvidos.

A diretora relatou que ao longo da trajetória da Minuano muitos modelos foram quebrados e outros tiveram que ser criados para garantir a sobrevivência da companhia, destacando como mais relevantes a alteração de atividade e a mudança na composição acionária com a entrada de investidores externos. Para ela, a maior e mais significativa ruptura ocorreu na gestão de pessoas, a qual passou a integrar todos os funcionários e fazer com que eles participassem da administração das atividades, o que influenciou todas as áreas, contribuindo para o andamento de processos e auxiliando na resolução de problemas. Dar voz à equipe gerou bons frutos, pois as decisões coletivas diminuíram os erros e revelaram novos talentos e lideranças. 

Fotos: Jeane Baron - Departamento de Marketing da Companhia Minuano de Alimentos

Comentários

*Ainda não existem comentários sobre essa notícia. Seja o primeiro a deixar sua opinião!