SIPAT da Minuano com palestra de campeão paralímpico

SIPAT da Minuano com palestra de campeão paralímpico

A SIPAT - Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalhos da Companhia Minuano de Alimentos contou com a presença do campeão paralímpico de goalball, Alex Celente. A SIPAT é voltada para a promoção do conhecimento e conscientização do público interno sobre segurança, saúde e prevenção de acidentes.

A atividade foi organizada pelo RH juntamente com a CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes), e realizada em parceria com o Sesi, representado por Leonardo Oldenburg, da unidade de Lajeado, e Rotechild Prestes, de Porto Alegre.

Na oportunidade também foi destacado o programa de inclusão da Minuano: “Incluir para Somar – Diferentes são as Oportunidades”. A missão da iniciativa é contar com uma pluralidade de colaboradores e desenvolver seus potenciais, proporcionando às pessoas com deficiência oportunidades de trabalho adequadas às suas condições.

O atleta gaúcho palestrou na Matriz e para os colaboradores do 1º e 2º turno do frigorífico (F1). A ação teve como objetivo abordar a inclusão de pessoas com deficiência no esporte e no mercado de trabalho.

Alex contou sua história pessoal e com o goalball (modalidade praticada exclusivamente por pessoas com deficiência visual, baseada nas percepções tátil e auditiva). Ele ainda passou para o público as medalhas que conquistou em Jogos Paraolímpicos, além da bola de goalball, desenvolvida exclusivamente com um guizo em seu interior para que os jogadores saibam sua direção. Durante a atividade, Alex também respondeu a dúvidas e posou para fotos.

 

Sobre o palestrante

Alex Celente é gaúcho, e deficiente visual desde os 5 anos. Apaixonado por esporte desde pequeno, começou a competir em campeonatos de goalball com 15 anos.

Colecionador de várias medalhas, o atleta participou ativamente da evolução do esporte. Pela Seleção Brasileira de Goalball, Alex ganhou prata nos Jogos Paralímpicos de Londres 2012, bronze nos Jogos Paralímpicos Rio 2016, foi campeão mundial da IBSA na Finlândia em 2014, ouro nos Jogos Parapan-Americanos de Guadalajara em 2011 e em Toronto em 2015, prata no Parapan-Americano na IBSA em 2009 e bronze no Parapan-Americanos da IBSA nos Estados Unidos em 2013.

 

Outras atividades

Além da palestra com Alex Celente, também foram realizadas oficinas sensoriais em todas as unidades. As ações foram conduzidas por um educador físico e profissionais de saúde do Sesi, que  envolveram os colaboradores em vivências que simulavam o cotidiano de portadores de deficiências, demostrando a realidade do dia a dia destas pessoas.