Notícias

31/07/2018

Programa 5S Minuano

O programa 5S foi desenvolvido no Japão pós-guerra, com o objetivo de ajudar os japoneses a organizar e aproveitar os espaços físicos do país. Hoje, o programa é muito utilizado nas empresas de todo o mundo, como uma das bases do processo de gestão da qualidade. O objetivo é uma mudança na maneira de pensar e agir das pessoas, melhorando a qualidade de vida e profissional de todos. O programa é composto por 5 sensos estratégicos, que visam melhorar a utilização, organização, limpeza, bem-estar e autodisciplina.

Na Companhia Minuano de Alimentos, o programa começou a tomar forma em Dezembro de 2017, quando todos os colaboradores com acesso a e-mail na companhia receberam uma pesquisa, com perguntas relacionadas ao programa e sua implementação na Minuano. Neste momento, os colaboradores que tinham interesse em voluntariar-se como avaliador, manifestaram o seu desejo. A Matriz foi a primeira unidade a receber o programa e serviu como piloto para que posteriormente, se implemente nas demais unidades.

Todos os colaboradores da unidade receberam treinamento no mês de fevereiro de 2018 e, após, os avaliadores e facilitadores das áreas avaliadas. A primeira avaliação aconteceu entre os dias 15 de março e 15 de abril. Hoje, a unidade encontra-se no seu quarto período de avaliação e vem apresentando índices de melhora a cada uma delas.

Para que haja um bom funcionamento do programa, criou-se um comitê do programa 5S da Companhia Minuano de Alimentos, que é composto pela Gestão da Qualidade e avaliadores. No final de cada bimestre, o comitê se reúne para debater assuntos pertinentes as avaliações e apontar melhorias. Desde o segundo bimestre, o comitê tem elegido o avaliador destaque do período. Para tal, é necessário que o mesmo tenha cumprido uma série de normas do programa como participar de todas as reuniões do bimestre correspondente ao período, realizar a sua avaliação e entregar o formulário no prazo estipulado. No 2º bimestre, o avaliador destaque foi Sidnei Machado de Azevedo, enquanto no 3° bimestre foi a avaliadora Juliana Heller de Albuquerque.

O setor de Gestão da Qualidade tem um cronograma de implantação nas demais unidades e já iniciou o processo na Granja Pinhal. Em um futuro próximo, o programa será implantado nas demais unidades da Companhia Minuano de Alimentos.

Comentários

*Ainda não existem comentários sobre essa notícia. Seja o primeiro a deixar sua opinião!